De acordo com a Lei Federal 14.113/2020, que regulamenta o Fundeb, 70% do fundo deve ser gasto com os educadores. Em diversos lugares do país, para alcançar este porcentual, os administradores públicos têm implementado o pagamento do Abono-Fundeb aos profissionais da educação, fazendo um rateio do valor que esteja sobrando no fundo. É isto que o vereador Cláudio Eduardo de Souza, o Cláudio do Jornal (PDT), pede que seja feito em Tijucas.
O pedido foi feito através de indicação que será votada na sessão ordinária da Câmara Municipal de Tijucas desta quinta-feira (09) e, posteriormente, encaminhada para avaliação por parte do Executivo. O benefício é resultado do aumento da complementação da União e do porcentual mínimo a ser gasto com os educadores, que subiu de 60% para 70%.
De acordo com o vereador Cláudio do Jornal, o repasse do abono seria importante para a valorização dos profissionais da Rede Municipal de Ensino, sobretudo no contexto desafiador enfrentado pela classe nos últimos quase dois anos. “Quem acompanha o trabalho dos educadores sabe as dificuldades que eles tiveram durante o período de pandemia e, independente disso, sempre é fundamental valorizar essa classe. O abono, neste fim de ano, seria muito importante para reconhecermos a luta desses profissionais para formar gerações de cidadãos através da educação”, salienta Cláudio.