samae banner
samae banner
previous arrow
next arrow
DestaqueNotícias

Vereador pede equipamento de hemodiálise para pacientes internados com Covid

Por Thiago Furtado
Foto: Ilustrativa

Uma das complicações pouco conhecidas em pacientes com casos graves de Covid-19 é a alteração no funcionamento dos rins, o que, em alguns casos, pode levar à necessidade de realização de hemodiálise. Pensando nisso, o vereador de Tijucas, Cláudio Eduardo de Souza, o Cláudio do Jornal (PDT), protocolou um pedido para que o município disponibilize equipamento para realização do tratamento no Hospital São José.

De acordo com a Sociedade Americana de Nefrologia, entre 20 e 40% dos pacientes internados – e, portanto, em estado grave – com Covid, sofrem com alguma alteração nos rins. Ainda não se sabe exatamente por que os rins são afetados, mas os médicos acreditam que o resultado seja multifatorial. O que sabemos é que, nesses casos, os pacientes necessitam de hemodiálise e que em Tijucas eles não recebem o tratamento por falta de equipamento.

Nesta quinta-feira (1º), os vereadores de Tijucas votam um projeto de lei que autoriza o Município a repassar R$ 300 mil ao Hospital São José para reforçar o combate à pandemia. De acordo com Cláudio, parte desse recurso deveria ser utilizado para aquisição ou locação, em caráter de urgência, de um equipamento para hemodiálise.

“Temos relatos de pessoas que foram internadas aqui em Tijucas que tiveram seus quadros agravados e não puderam receber o tratamento por falta de equipamentos. Temos que disponibilizar o serviço urgentemente porque ele será de extrema importância para salvar vidas”, ressalta Cláudio.

Além do pedido oficial através de indicação, que passa pelo plenário da Câmara nesta quinta-feira (1º), o parlamentar também fez a solicitação pessoalmente ao prefeito Eloi Mariano Rocha, em reunião, na manhã desta terça-feira (30).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale com a redação!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios