O início da tarde desta terça-feira (23) assustou moradores do Vale do Rio Tijucas com um temporal de formação rápida, que trouxe rajadas de vento e chuva acompanhada de granizo que atingiu principalmente a cidade de Canelinha.
A Defesa Civil de Santa Catarina havia emitido um alerta na manhã desta terça-feira (23) para o acontecimento de temporais isolados. A previsão era de que, uma passagem de frente fria pelo oceano, combinada ao calor e umidade favoreceria condições para temporais entre o início da tarde e noite de hoje, e que poderiam vir acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Cidades da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte apresentavam risco moderado para estas ocorrências.
De fato, a previsão ocorreu e causando estragos e assustando moradores da região. No bairro Nova Descoberta, moradores registraram a chuva de granizo que danificou residências e alguns automóveis.
O vento forte foi notável em Canelinha, causando danos ainda maiores.
Segundo o diretor da Comissão Municipal de Esportes (CME), José Calbuch Junior, a cobertura da arquibancada do Estádio Municipal Galeão cedeu com as fortes rajadas de vento. Por pouco, a Casa Santa’Anna, espaço público cultural do município não foi atingida pela estrutura.
Uma tradicional lanchonete de Canelinha também foi afetada. A estrutura metálica da empresa cedeu com o fenômeno natural.
De acordo com a assessoria de comunicação da Cidade das Cerâmicas, a Defesa Civil foi alertada sobre o ocorrido e encaminhou uma equipe para averiguar a situação do município. A prefeitura ainda não tem números precisos dos estragos causados pela passagem da chuva, entretanto, confirmou que disponibilizará um espaço para possíveis famílias que possam ter sido afetadas.
Ainda não foram divulgados números oficiais sobre os estragos registrados na região.