A população da cidade de Saudades, no Oeste de Santa Catarina, levou um grande susto na madrugada desta terça-feira (11), quando uma tempestade violenta atingiu a cidade, resultando em casas destelhadas, árvores e postes de energia caídos em várias partes da cidade.
A Defesa Civil está avaliando os danos causados pela tempestade. De acordo com a entidade, a cidade foi atingida por uma “tempestade convectiva”, um fenômeno meteorológico caracterizado por ventos fortes que resultaram na queda de árvores e postes de energia, além de destelhamentos de edificações. Estas condições climáticas adversas foram acompanhadas por chuvas intensas que começaram por volta das 3h.
De acordo com a previsão da Defesa Civil do Estado, anunciada na segunda-feira (10), é esperado que as chuvas previstas até quinta-feira excedam o volume total de precipitação normalmente esperado para todo o mês de julho.
As chuvas convectivas são geralmente intensas, mas de curta duração, durando apenas alguns minutos ou algumas horas. Sua intensidade pode resultar em danos substanciais, como os experimentados pelos moradores de Saudades nesta terça-feira.