A secretaria de saúde, por meio da equipe de endemias do município, ampliou as ações de Combate à Dengue, diante do aumento de casos em todo o estado. Com objetivo de conscientizar os moradores, estão sendo realizadas vistorias nas residências para neutralizar os possíveis pontos de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
A participação da população é fundamental para eliminar os criadouros do mosquito da Dengue. Além de realizar os cuidados básicos, os moradores devem receber os agentes comunitários de saúde para a vistoria.
“Estamos trabalhando todas as nossas ações para evitar que a situação se agrave. Nossos agentes estão realizando um grande trabalho de combate e prevenção para que os focos diminuam e que não causem doenças, mas essa é uma batalha de todos, e precisamos da ajuda da população”, salienta a secretária de saúde, Vanilda Rebelo.
A Dengue é transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti, e os sintomas podem ser: febre alta, dor atrás dos olhos e dor muscular intensa. Em caso de suspeita, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima para os devidos encaminhamentos. Em casos de dengue hemorrágica, o paciente necessitará de suporte hospitalar.