Santa Catarina fará nesta sexta-feira (28) uma primeira reunião para discutir um modelo de ampliação da vacinação contra a Covid-19 para além dos grupos prioritários, informou a Secretaria Estadual da Saúde.
Nesta quinta-feira (27), foi liberado aos estados o avanço da imunização por faixa etária. Poderá adotar a estratégia, quem não apresente ou tenha diminuída a demanda para vacinação dos grupos com maior risco, conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI).
A autorização veio de uma reunião da Comissão de Intergestores Tripartite, da qual participam secretários e gestores de saúde de estados, municípios e da União.
Com isso, os estados já podem pensar em uma estratégia, desde que seja garantido o percentual de doses para continuar a imunização dos grupos prioritários.
O governador Carlos Moisés (PSL) e o secretário de Estado da Saúde, André Motta, participaram do encontro, em Brasília.
O chefe do Executivo comemorou a notícia e determinou agilidade para que, assim que definidos os critérios, o Estado, com a parceria dos municípios, possa distribuir doses da vacina para mais catarinenses. “Esse é o nosso maior desejo: acelerar a vacinação e garantir que cada vez mais catarinenses tenham acesso às doses. Imediatamente, vamos construir, em conjunto, a melhor estratégia para fazer o cronograma avançar”, frisa o governador.
“Conforme a determinação do governador Carlos Moisés, já começaremos a definir como será o trabalho. É fundamental que tenhamos agilidade para garantir o fluxo da vacinação e, a partir das orientações do Ministério da Saúde, a expansão do cronograma para a população catarinense”, informa o Secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.