Estão em tramitação na Câmara Municipal de Tijucas dois projetos de lei de autoria do vereador Cláudio Eduardo de Souza, o Cláudio o Jornal (PDT), que tratam de aspectos importantes da cultura e da tradição do município. O primeiro, que compartilha autoria com o vereador Fernando Fagundes (MDB), trata do reconhecimento do Dino. O outro, pretende tornar patrimônio histórico e cultural a Festa do Divino Espírito Santo.
De acordo com o vereador Cláudio do Jornal, as pautas relacionadas à área da cultura devem ser mais debatidas por ele a partir deste ano na Câmara Municipal de Vereadores. “Até o momento, muitos dos assuntos relacionados à cultura estavam um pouco em suspensão por conta da pandemia e o nosso gabinete esteve atento a outras prioridades. Mas por viver nossa cidade e reconhecer a importância das nossas tradições, sigo disposto a lutar pela preservação da nossa história e fortalecimento da nossa cultura”, ressalta o vereador.
PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS
A Festa do Divino é, certamente, uma das manifestações culturais mais populares em Tijucas. A festividade tradicional da comunidade católica tem origem no Arquipélago dos Açores, em Portugal, e se espalhou pelo litoral catarinense, com forte colonização açoriana. Tijucas é uma das cidades em que a tradição tem maior representatividade, sendo realizada já há cerca de 130 anos pela Paróquia de São Sebastião.
O projeto que pretende transformar o Dino em patrimônio cultural de Tijucas, por sua vez, foi apresentado em parceria com o vereador Fernando, cujo pai, Nilton Fagundes, o Gordo, foi responsável pela construção da estátua quando prefeito, na década de 1980. Desde então, o monumento se tornou um dos principais cartões-postais de Tijucas, pelo qual a cidade é reconhecida em toda a região.
Os dois projetos foram protocolados na última semana e agora passarão pelo processo legislativo padrão, que inclui a tramitação pelas comissões internas do Poder Legislativo e, depois, por apreciação dos demais vereadores em plenário.
Por Thiago Furtado