Nesta segunda-feira (17), o governador Carlos Moisés (PSL), informou em uma rede social que a vacinação contra a Covid-19 para profissionais da educação em Santa Catarina vai começar em 31 de maio. A prioridade será para aqueles que atuam no ensino presencial, segundo a Secretaria de Estado da Educação.
Além dos professores das redes pública e privada, todos os trabalhadores que atuam em instituições de ensino foram incluídos, como diretores, profissionais da limpeza, merendeiras e vigilantes, por exemplo.
O governador disse que os municípios serão responsáveis pela logística de imunização. De acordo com levantamento do governo e municípios do estado, cerca de 176 mil professores e demais profissionais das instituições de ensino básico e superior poderão ser imunizados.
Ainda, a aplicação de doses vai ocorrer em uma estratégia de vacinação integrada contra a gripe. A iniciativa prevê que os trabalhadores da educação sejam vacinados, em um primeiro momento, com a vacina da gripe e, em segundo momento, com a vacina contra a Covid-19, respeitando o intervalo de aplicação entre as doses, que é de, no mínimo, 14 dias.
PRIORIZAÇÃO
Segundo a secretaria, serão vacinados inicialmente os profissionais que atuam na educação especial, já que lidam com crianças que têm maior dificuldade de seguir as regras sanitárias, como distanciamento.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, a ordem de vacinação será:
1º grupo – Profissionais que atuam no atendimento presencial
- Educação Especial;
- Educação Infantil (professores e auxiliares);
- Equipe técnica, administrativa e pedagógica (gestão, limpeza, alimentação, orientadores de convivência);
- Ensino Fundamental (professor, segundo professor, auxiliares, intérpretes de Libras);
- Ensino Médio (professor, segundo professor, auxiliares, intérpretes de Libras);
- Ensino Superior.
2º grupo
- Profissionais que atuam em Atividade Remota (a ordem seguirá as etapas de ensino da vacinação do 1º grupo);
- Profissionais que são do Grupo de Risco para a Covid;
- Profissionais que atuam em atividade remota, EAD ou similares.