Em nota publicada nos canais oficiais, o município divulgou detalhadamente os trabalhos que estão sendo realizados. Veja abaixo:
⚠ Assistência Humanitária: dois abrigos continuam abertos, recebendo cerca de 50 pessoas. A população recebe alimentos, água, roupas, colchões, kits de higiene, fraldas e kits de limpeza. Para atender às vítimas da enchente, o município segue arrecadando donativos.
⚠ Infraestrutura: São João Batista tem uma força-tarefa ainda empenhada na limpeza de vias, desobstrução de estradas e recolhimentos de entulho. Os trabalhos, segundo a prefeitura, contam com voluntários locais e de outros municípios.
⚠ Monitoramento climático: a Defesa Civil municipal continua em alerta para eventuais deslizamentos, principalmente por conta da possibilidade de temporais isolados nos próximos dias. Na área mais crítica, situada na localidade de Macaco Branco, no Arataca, 14 famílias foram retiradas de suas casas.
⚠ Restabelecimento de serviços: cinco postos de saúde já foram reabertos, enquanto outros quatro continuam fechados por tempo indeterminado. As aulas continuam suspensas. Outra preocupação é o abastecimento de água, que vem sendo recuperado gradualmente.
⚠Levantamento de estragos: um relatório com a estimativa das perdas está sendo finalizado pela Defesa Civil. Mais de 15 prédios públicos e outras 60 infraestruturas, como pontes, vias, drenagem e outros, foram danificados. As empresas também foram consultadas sobre seus estragos e fornecerão as informações de forma individual. O município aguarda, ainda, a homologação da situação de calamidade pública por parte do Governo Federal.