Idosos que já receberam a primeira dose da vacina contra o Coronavírus, em Porto Belo, devem ficar atentos à data agendada para a aplicação da segunda dose do imunizante.
Até o momento, cerca de 300 pessoas não retornaram para a aplicação da segunda dose da vacina e por isso, não possuem uma imunização completa. Quem não cumpre o esquema vacinal está mais sujeito à infecção, em comparação com pessoas que recebem as duas doses. Também por isso, esse indivíduo não contribui tanto para o controle da circulação do vírus. Como se não bastasse, a aplicação parcial pode favorecer versões mais resistentes do coronavírus.
O município, que já recebe um número relativamente baixo do imunizante, enfrenta o desperdício dos mesmos.
A Secretária de Saúde, Jainara Nordio, pede a atenção das pessoas. “Pedimos que fiquem atentos ao papel que receberam no momento da aplicação da primeira dose, onde consta a data da aplicação da segunda dose da vacina. Infelizmente muitas pessoas não estão retornando e pedimos a atenção de todos. Para quem recebeu a primeira dose no drive-thru, informamos que a segunda dose será aplicada no mesmo local, ainda em formato drive-thru. Esta vacina é a única coisa que devolverá a normalidade para as nossas vidas e a imunização é importante não apenas para você, mas para todos nós” – explica a secretária.
Entre os imunizantes disponíveis no Brasil, até o momento, o intervalo entre as picadas deve ser de 14 a 28 dias para a Coronavac e de três meses para a da AstraZeneca. Se o seu estiver atrasado, procure o local de vacina no seu município o quanto antes.