A prefeita de Itapema Nilza Simas, na manhã desta segunda-feira (3), prestou esclarecimentos sobre a interdição da ponte sobre o rio Perequê e falou sobre as manifestações que ocorreram durante o final de semana. A ponte entre Porto Belo e Itapema foi totalmente interditada no dia 18 de março, após laudo técnico emitido pela Defesa Civil Estadual.
Comerciantes que têm seus negócios perto da ponte relatam dificuldades e queda de até 80% no faturamento das empresas. A situação causou revolta e, no sábado (1°), dezenas de pessoas foram até a ponte solicitar a liberação do fluxo de veículos no trecho.
A Prefeita Nilza Simas afirmou que a discussão sobre a ponte agora é na solução do problema. “A manifestação é legítima, todos tem o direito de se manifestar e sei da dificuldade que as pessoas estão tendo”, esclarece. De acordo com ela, a prefeitura já estava organizada para realizar a interdição sem maiores problemas para a população, no entanto, a condição da ponte piorou repentinamente. “Nós tínhamos um planejamento para esta ponte, que infelizmente não era para o mês de março”.
Ela ainda afirma que há a possibilidade de que a última enchente de 20 de dezembro tenha causado o desplacamento do concreto da ponte. – O desplacamento é quando surgem rachaduras no concreto, indicando uma infiltração. A infiltração, por sua vez, provoca danos estruturais graves, e afeta outras partes da construção. (Fonte: O que é desplacamento de concreto?) – A partir de fevereiro, a situação da ponte se agravou, e segundo a prefeita, houve relatos de ruídos na ponte.
Nilza explica que o projeto da ponte da 306 já está pronto para ser executado, e que o plano inicial era interditar a ponte do rio Perequê apenas quando esta nova ponte estivesse concluída, em outubro deste ano.
As ações para a construção da ponte do rio Perequê já estão em andamento. De acordo com a prefeita, a licitação para a construção da nova ponte será aberta no início de maio. O valor estimado para a construção é de quase R$ 10 milhões de reais, valor pago integralmente pela prefeitura de Itapema.
A prefeita ainda destacou a construção da ponte móvel do exército, que deve ser concluída dentro de algumas semanas, e funcionará como pare e siga.
Ainda de acordo com ela, durante esta semana, a prefeitura realizará mudanças no trânsito do município para amenizar os problemas no trânsito, como abrir a avenida Nereu Ramos em uma pista no sentido contrário, em direção ao Centro. Além disso, também será aberto mão inglesa no túnel dos bombeiros. “Tudo isso foi acertado com a Arteris, com a ANTT”.