O Pix se tornou um dos principais meios de transferência financeira e rapidamente foi incorporado ao cotidiano do brasileiro devido a sua comodidade e instantaneidade. Entretanto, uma nova prática criminosa realizada por golpistas através do “Pix agendado” está preocupando as autoridades e usuários do serviço.
De acordo com um alerta feito pela Polícia Civil, os criminosos agendam um Pix falso para a conta da vítima, e na sequência entram em contato informando que realizaram uma transação errada. Com isso, pedem que o dono da conta devolva o suposto valor com urgência, alegando que alguém da família estaria aguardando por este dinheiro.
Na iminência em devolver o dinheiro, a vítima não percebe que o valor aparece como “Crédito Futuro” e acaba mandando o montante para a conta do golpista, que em seguida cancela o Pix agendado.
Para evitar esse tipo de golpe os usuários devem desconfiar de depósitos de desconhecidos, não devolver valores de imediato e confirmar se o valor indicado pela pessoa ou golpista realmente caiu em sua conta.
Vítimas dos golpistas devem reunir provas como o comprovante do Pix Agendado e o número do telefone usado para entrar em contato. Posteriormente um Boletim de Ocorrência, que pode ser feito pela delegacia virtual pelo site www.pc.sc.gov.br deve ser registrado.
Informação: Polícia Civil