Na manhã desta quinta-feira (28) a Polícia Civil de Itapema e Porto Belo juntamente com a Polícia Civil do estado do Rio Grande do Sul deflagrou a operação ROTA 158 para cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão nos dois estados.
Em Itapema e Porto Belo, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária. Uma mulher de 28 anos foi presa em seu apartamento, no bairro Meia Praia em Itapema.
No estado do Rio Grande do Sul, foram cumpridos onze mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão temporária em cinco cidades.
O objetivo da operação foi desarticular uma quadrilha responsável pelo roubo ocorrido em agosto deste ano em uma propriedade rural gaúcha. Foram levados em torno de um milhão de reais em defensivos agrícolas, entre outros objetos.
Foram meses de investigação que também apurou que o grupo desenvolvia empresas de fachada, as quais emitiam notas fiscais para dar aparência de legalidade no transporte dos defensivos roubados como forma de dificultar a fiscalização.
Foram apreendidos documentos, notas fiscais, aparelhos celulares, mais de quarenta e cinco mil reais em espécie, dois veículos, munições, documentos falsos, facas, entre outros objetos. A televisão roubada também foi recuperada.
A operação contou com o apoio de mais 60 policiais e 21 viaturas das Delegacias da 3ª Região Policial (Santa Maria) e da 28ª Região Policial (Carazinho), e da Polícia Civil de Santa Catarina, através das Delegacias de Polícia de Itapema e Porto Belo.