Uma ação conjunta da Polícia Civil e Conselho Tutelar, resultou na prisão em flagrante de uma mulher por abandono e maus-tratos contra seus quatro filhos. O fato ocorreu nesta segunda-feira (13), em Garuva, no Norte de Santa Catarina,
Após o recebimento de denúncias, a Polícia Civil e o Conselho Tutelar foram até a residência da mulher, chegando no local encontraram o filho mais novo da suspeita, um bebê de 1 ano, dormindo no chão, em meio à sujeira. “Ficou evidente a situação de risco e vulnerabilidade dos quatro filhos”, diz o delegado em nota.
Quando chegaram ao local, as equipes encontraram as equipes apenas três dos quatro filhos da mulher, a outra criança de apenas 4 anos, apareceu depois. Teria saído sozinho para um passeio no rio, que fica próximo à BR-101. Após apuradas as informações, foi constatado que a criança também estaria pedindo comida nos comércios locais.
As meninas, com idade escolar, não estariam matriculadas na rede de ensino desde 2022. As crianças, inclusive o mais novo de um ano, não estariam com a vacinação em dia.
Além disso, a Polícia Civil foi informada de que as crianças se alimentam somente com ajuda de vizinhos, também muito humildes e que se encontram em situação de pobreza.
As crianças com idades entre 1 e 8 anos, e foram resgatadas e levadas a um abrigo.
A mulher é dependente de drogas e, conforme o delegado Eduardo Defaveri, estaria deixando de atender às necessidades básicas dos filhos, como alimentação, educação e saúde. Ela também é suspeita de ter envolvimento com uma organização criminosa.