Um morador de Tijucas, encontrou escorpiões nas proximidades de sua casa e imediatamente o homem recorreu a Vigilância Epidemiológica do município.
Os agentes estiveram no local na noite de segunda e realizaram a captura dos animais. A orientação é de que a captura seja sempre realizada pelos profissionais da saúde.
A presença do animal acende um alerta e é sempre importante lembrar de como se prevenir e o que fazer em caso de picada. Em 2019 a cidade registrou uma grande quantidade de escorpiões, com relatos de mais de 30 animais peçonhentos mortos por uma moradora.
Fique atento a locais próximos a entulhos, tijolos, na rede de esgoto e em encanamentos, pois são os locais mais comuns em que os escorpiões se alojam. Caso encontre o animal, entre em contato com a Vigilância Epidemiológica do seu município.
Picadas de escorpião podem matar, por isso, se for picado, é importante agir rapidamente após a ocorrência. O primeiro passo é lavar a picada com água e sabão e não espremer ou aplicar produtos na região.
Em seguida, é indispensável entrar em contato com uma equipe de emergência para receber atendimento médico e, caso necessário, aplicação de soro contra o veneno do escorpião.