O meteorologista Ronaldo Coutinho fez um alerta relatando que o estado de Santa Catarina enfrentará uma situação “muito ruim nas próximas 96 horas”. O mesmo prevê a ocorrência de enchentes e deslizamentos em vários municípios, caracterizando-o como um “verdadeiro desastre”.
Entre sexta-feira (6) e domingo (8), o estado enfrentará um período crítico, sendo que uma grande enchente está prevista para áreas como Blumenau, no Vale do Itajaí, Planalto Norte e Vale do Rio do Iguaçu. Coutinho faz um apelo à população: “Não é para sair de casa, apenas sair se for extremamente necessário. Vamos ter problemas de deslizamento, pessoas ilhadas, enchentes – não minimizem.”
A Defesa Civil estadual confirmou a probabilidade de temporais entre sexta-feira e sábado nas regiões do Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Oeste, com precipitações acumuladas de 150 a 200 mm, aumentando o risco de enxurradas e deslizamentos. No domingo, as chuvas intensas devem atingir o Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte e Grande Florianópolis, com acumulados entre 100 mm e 150 mm, e um risco muito alto de inundações.
Coutinho enfatiza a necessidade de controle dos níveis dos rios em todas as bacias, pois existe um alto risco de alagamentos e desmoronamentos. Ele resume a situação como um “verdadeiro desastre” que ocorrerá de sexta a domingo.