Um lobo-marinho-subantártico foi flagrado na Praia dos Ingleses, em Florianópolis, no domingo (11). Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, inicialmente a área foi cercada para preservar o descanso do animal.
Como banhistas se aproximaram mesmo assim, o mamífero precisou ser levado a uma praia menos movimentada para ser avaliado.
O animal foi visto durante o monitoramento diário do R3 Animal, que integra o PMP-BS. Segundo os especialistas, a presença próxima ao animal causa nele desconforto e estresse. Com isso, a imunidade do mamífero pode baixar, ficando debilitado.
Segundo a veterinária Daphne Wrobel Goldberg, o macho adulto, medindo 1 metro e 44 centímetros de comprimento, está abaixo do peso e desidratado. Ele pesa 50 kg.
“Pelo fato de o lobo-marinho apresentar exaustão e possuir uma massa entre 8 a 10 cm de diâmetro na mandíbula direita, ele foi levado para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos onde passará por exames complementares para buscarmos o tratamento adequado para o quadro clínico”, explica Daphne.