No mês da campanha de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa, o Município de Itajaí promove um mutirão de ultrassonografias de mama. A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta terça-feira (19) em duas clínicas conveniadas. A expectativa é realizar mais de 200 ultrassonografias em pacientes que já estavam na fila e que serão encaminhadas diretamente para o exame.
“A pandemia da Covid-19 gerou uma demanda reprimida por exames de ultrassonografia de mama. Por isso, neste mês, estamos promovendo um mutirão com o intuito de agilizar o atendimento das pacientes e o diagnóstico de doenças relacionadas às mamas”, pontua Marcelo Irineu Miles, diretor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde.
A ultrassonografia de mama é um exame complementar que proporciona imagens da estrutura interna das mamas e tem como objetivos detectar lesões da mama, distinguir cistos de nódulos sólidos, verificar o estado de próteses mamárias, promover mais informações sobre os nódulos e avaliar a estrutura glandular e possíveis distúrbios e infecções. As imagens obtidas na ultrassonografia podem auxiliar na detecção do câncer de mama, além de informar sobre lesões inconclusivas encontradas na mamografia.