Uma massa de ar frio intenso combinada com alta umidade cria condições propícias para a precipitação invernal, potencialmente trazendo neve e chuva congelante a Santa Catarina. Este fenômeno é esperado nas áreas da Serra do Planalto Sul catarinense entre a noite de terça-feira, 9, e a madrugada de quarta-feira, 10.
A equipe de monitoramento da Defesa Civil indica que as temperaturas devem cair para próximos ou abaixo de 0°C durante esse período, possibilitando a ocorrência de chuva congelada e/ou congelante, com uma pequena probabilidade de neve misturada. O tipo de precipitação dependerá do nível de umidade presente na atmosfera.
“Para que neve ocorra, vários fatores precisam se alinhar. A temperatura na camada de 850 hPa (cerca de 1,5 km de altura) deve estar abaixo de 3°C com umidade relativa acima de 80%. Além disso, a temperatura do ar entre a base da nuvem e a superfície precisa estar próxima ou abaixo de 0°C, garantindo que os flocos de neve não derretam durante a descida,” explica a equipe de monitoramento da Defesa Civil.