Começou nesta segunda-feira (19), a greve dos pilotos e comissários aéreos e já está afetando voos em várias regiões do país, inclusive em Santa Catarina. Pelo menos dois aviões que sairiam de Florianópolis com destino a São Paulo tiveram o embarque atrasado na manhã desta segunda.
Segundo informações da Floripa Airport, os voos vinham de São Paulo e atrasaram a sua chegada à Capital. Os voos são das companhias aéreas Gol e Latam e sairiam do aeroporto de Florianópolis.
A Latam informou que boa parte da operação se encontra normalizada, com impacto em apenas alguns voos pontuais. A Gol ainda não se pronunciou sobre a situação.
Em nota, a Voe Xap, concessionária que administra o aeroporto de Chapecó, informou que não teve até o momento voos atrasados ou cancelados. Mesmo assim, a empresa orienta que os passageiros verifiquem a previsão dos voos com as companhias aéreas.
Ainda não há informações sobre atrasos e cancelamentos nos aeroportos de Navegantes e Joinville em função da greve.
Os trabalhadores do setor da aviação começaram a paralisação no aeroporto de Congonhas por volta das 6h desta segunda. A paralisação acontece após a categoria e as companhias aéreas não chegarem a um acordo por reajuste salarial e mudanças no regime de descanso.