Desta vez o ciclone está em formação próximo ao litoral do Uruguai e do Rio Grande do Sul, trazendo preocupações com o tempo instável em Santa Catarina nos próximos dias. Conforme as previsões, entre a tarde de quinta-feira (27) e o final da tarde de sexta-feira (28), a combinação de uma frente fria, calor e umidade vinda do norte do Brasil pode ocasionar temporais isolados com chuvas intensas em curtos períodos.
À medida que o sistema se movimenta, as instabilidades também atingirão o Vale do Itajaí e o litoral de Santa Catarina, elevando o risco de alagamentos e quedas de galhos e árvores em algumas áreas. A região mais afetada seria o grande oeste e os planaltos catarinenses, onde há risco de vendavais, raios e eventual queda de granizo.
A Defesa Civil de Santa Catarina, por meio de sua equipe de meteorologistas, monitora constantemente a previsão e o comportamento dos sistemas meteorológicos que atingem o estado. Caso seja necessário, a Secretaria emitirá Avisos e Alertas para preparar e orientar a população em relação a possíveis ocorrências causadas pelas condições climáticas.
É importante ressaltar que a formação de ciclones extratropicais é comum para esta época do ano, ocorrendo em média um por semana próximo à Costa Sul do Brasil.