Na última segunda-feira (31), os protestos e bloqueios na rodovia SC-410, em Tijucas, foram iniciados e seguiu durante 48 horas. Na manhã seguinte ao fim do movimento, a situação na estrada estadual era tranquila.
Carros, caminhões e demais usuários conseguiram, enfim, concluir a travessia na principal ligação entre as cidades do Vale do Rio Tijucas. Restaram no asfalto apenas algumas das lembranças de um dos maiores movimentos populares da história recente.
Havia uma grande quantidade de borracha e outros materiais provenientes da queima de pneus, utilizada pelos manifestantes para bloquear a pista. Todos os resíduos foram retirados da faixa de rolamento, mas abandonados no acostamento e em área de vegetação.
Não há relatos ou qualquer tipo de intenção, até o momento, de um novo bloqueio ou paralisação semelhante. Embora os líderes não confirmem, o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (PL), realizado na última noite, pode ter contribuído para a liberação.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente da República afirmou que as manifestações são válidas, desde que não prejudiquem o direito de ir e vir da população.