Durante a madrugada dessa terça-feira (08), Tijucas recebeu a confirmação do óbito do ex-prefeito de Tijucas, Nilton José Fagundes, mais conhecido como “Gordo”, aos 71 anos. Político tradicional na Capital do Vale, o líder histórico do MDB foi responsável pela construção do Dino, símbolo do município.
O fato aconteceu no Hospital São José, por volta das 2h. Há vários anos o ex-prefeito, que também foi deputado estadual e secretário municipal, sofria com problemas de saúde.
Nilton Fagundes foi vereador em Tijucas, entre 1973 e 1977. Em 1982, foi eleito prefeito pelo MDB. Gordo ainda administrou a Capital do Vale até 1987, fazendo o sucessor do partido – feito sempre celebrado na política.
Em 1990, foi eleito Deputado Estadual, compondo a 12ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), de 1991 a 1995.
Nilton Fagundes deixa a esposa e três filhos (entre eles o vereador de Tijucas Fernando Fagundes – que ganhou o apelido de “Fernando do Gordo”, em homenagem ao pai).
Além disso, foi responsável pela instalação do “Dino”, às margens do Rio Tijucas, na mais movimentada avenida da cidade. A estátua permanece no mesmo local, há quase 40 anos, tornando-se um das mascotes e símbolos do município.
O sepultamento está marcado para às 16h, no Cemitério Municipal de Tijucas.