O IMA – Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina, divulgou o terceiro relatório de balneabilidade da temporada 2022-2023.
De acordo com as análises, 147 dos 237 locais avaliados do litoral catarinense estão próprios para o banho, o que representa 62% deles.
Já em Itapema e Porto Belo todos os pontos analisados foram considerados poluídos. Em Balneário Camboriú o número de pontos impróprios chega a 73,33%.
As cidades culpam as fortes chuvas das últimas semanas pelo mau resultado.
Bombinhas teve dois pontos considerados próprios para banho [de nove pontos analisados]. Em Penha, 55% dos 11 pontos de coleta foram reprovados. Em Barra Velha, dois dos cinco pontos analisados estão próprios.
Em Balneário Camboriú, considerada a mais concorrida cidade litorânea do sul, dos 15 pontos analisados, apenas quatro estão próprios para banho, um em cada uma das praias de Laranjeiras, Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho.
Em Itapema a situação é ainda pior: os 10 pontos analisados em toda a costa do município foram reprovados pelo IMA. Em Porto Belo, os seis pontos analisados foram considerados impróprios.