Um cão adotado em 2017 ganhou fama na região da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, após fazer visitas diárias aos estudantes da instituição. Os passeios recorrentes do vira-lata Bento, no entanto, motivaram os tutores a criar uma conta no Instagram para que moradores do bairro avisem onde o cachorro está e, assim, fiquem menos preocupados.
O perfil tem ajudado a tutora Elvira Amélia Sampaio Veiga a encontrar Bento, como aconteceu na segunda-feira (27), quando ele saiu para passear, mas demorou para retornar para a casa. Nesta quinta (30), a conta tinha 7,6 mil seguidores.
A pensionista conta que, quando Bento foi adotado, há cinco anos, ele estava estava ferido na rua em frente ao Centro Integrado de Cultura (CIC) da Capital.
No início, morando em um condomínio fechado no bairro Carvoeira, Bento fazia passeios curtos pela redondeza. Caminhando com a neta de Elvira pela região, porém, ele descobriu estar perto da UFSC. Logo aprendeu a pular o muro de casa e fez amizade com o porteiro do condomínio, que permitia a entrada e saída dele.
O vira-lata começou a passear pelas ruas e ficou conhecido entre os moradores dos bairros Carvoeira e Trindade, além de estudantes da UFSC. O universitário Leonardo Wolff, da sétima fase de Ciências Biológicas, recorda que a presença do cão no ambiente estudantil era comum antes da pandemia e ele era muito querido pelos alunos. “Frequentava todos os lugares, entrava nas aulas e ganhava carinho de todos pois todos conheciam o Bento”, conta.
Elvira conta que fica tranquila com os passeios do cachorro.
“Sei que tem muitas pessoas cuidando dele. Por lá ele tem vários protetores e todo mundo conhece o Bento. Não posso e nunca pensei em tirar o direito dele andar na rua. O Bento é da rua, ele nasceu na rua. Já pensou eu tirar a tua liberdade? Ele é livre e é assim que ele é feliz”, reflete.