O Governo do Município de Porto Belo iniciou nesta semana a instalação dos brinquedos adequados às necessidades de crianças com deficiência, em parques infantis da cidade. Neste primeiro momento, serão instalados brinquedos na Praça da Bandeira, no Centro de Porto Belo, e no Parque da Lagoa do Perequê, no bairro Balneário Perequê.
O Município de Porto Belo adquiriu neste primeiro momento dois balanços, um carrossel, uma gangorra e um gira-gira. Em relação aos balanços, trata-se de um balanço individual adaptado para cadeirantes, onde a cadeira é colocada pela parte lateral e um balanço frontal adaptado, onde a cadeira é colocada pela parte traseira. O carrossel é adaptado, mas permite a utilização por crianças cadeirantes e não cadeirantes, incentivando a inclusão, assim como a gangorra, que tem capacidade para duas pessoas cadeirantes e duas pessoas não cadeirantes. O brinquedo gira-gira é projetado para que o próprio usuário possa utilizar sem ajuda de terceiros e tem capacidade para até seis usuários, sendo dois cadeirantes e quatro não cadeirantes.
O prefeito Joel Lucinda ressalta que a instalação de brinquedos adaptados deveria ser algo comum, e que brincar é um direito de todas as crianças, incentivando sobretudo a inclusão das pessoas com deficiências. “Deveríamos ter brinquedos adaptados em todas as cidades. Brincar é um direito garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, além de estar na Constituição Federal, que garante o direito social ao lazer. Quando se trata de crianças com deficiências, este gesto se torna ainda mais importante, já que precisam de maior cuidado quanto à adaptação do ambiente. Porto Belo dá um passo pequeno para a acessibilidade e inclusão, mas que aquece os nossos corações” – destaca o prefeito.
A disponibilização dos brinquedos será feita de forma gradativa, na medida da disponibilidade financeira do Poder Executivo.