Uma operação foi desencadeada na manhã desta quarta-feira, um advogado de Navegantes está sendo apontado como chefe de um esquema de lavagem de dinheiro para o crime organizado em Itajaí e Navegantes. Ele pode ter lavado mais de R$ 130 milhões para traficantes de drogas. Esse é o valor apurado pela Polícia Federal.
A Operação intitulada Best Seller é focada na desarticulação de uma facção criminosa que lavava dinheiro proveniente do tráfico transnacional de drogas. São cumpridas nesta manhã 12 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão em endereços de Itajaí e Navegantes. Além dessas ordens judiciais, expedidas pela Justiça Federal, foi decretado o bloqueio e a indisponibilidade de todos os bens móveis, imóveis e ativos financeiros registrados em favor dos envolvidos, bem como de pessoas jurídicas a eles vinculadas.
A estimativa de valor dos imóveis sequestrados é de R$ 130 milhões. A investigação apurou que um advogado de Navegantes atuava como principal responsável por promover a lavagem de dinheiro vindo do tráfico de drogas.
Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas máximas somadas podem chegar a 38 anos de prisão.