Nesta segunda-feira (25), conforme anunciado pela Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), o Presídio Regional de Tijucas deve ser ampliado em breve. A informação foi divulgada nas redes sociais da SAP, com imagens de um encontro entre o secretário da pasta, Leandro Lima, e o prefeito Eloi Mariano Rocha.
Segundo as publicações, a prefeitura já teria concedido o alvará de liberação para a obra de ampliação. Ainda não existem números oficiais que indiquem se haverá aumento na população carcerária, mas a tendência é de que realmente ocorra.
Desde 2017, quando a gestão de Mariano Rocha teve início, o tema é debatido. Inicialmente, a administração municipal se posicionou contrária a vinda de uma nova penitenciária. Durante um encontro no gabinete do prefeito, a informação de que a obra não seria realizada foi anunciada e bastante comemorada.
Nos números da época, a unidade recebia 268 detentos, tendo capacidade para 155. O índice de superlotação passava da casa dos 70%. Para solucionar o problema, a construção da penitenciária industrial teria capacidade para receber 628 presos. Seguindo a lógica da lotação, o número de detentos poderia chegar a 1.080.