Outubro já passou, mas o cuidado pessoal ainda é a melhor opção!
A mamografia é um exame de imagem que ajuda no diagnóstico do câncer de mama, mesmo quando o nódulo não é palpável.
2,7 mil exames, essa foi a quantia de mamografias que foram realizadas até outubro desse ano, de acordo com a Secretária de Saúde de Brusque.
A prefeitura tem um contrato com o Hospital Azambuja para realizar 500 mamografias por mês, sendo que os pedidos para realização do exame são contabilizados no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).
No momento, o hospital opera com uma única máquina, pois o segundo equipamento precisa de uma peça para voltar a funcionar. Com isso, o agendamento caiu, sendo possível realizar apenas 350 mamografias ao mês.
Segundo a diretora, até o final de outubro foram contabilizadas 515 mulheres na fila de espera para realizarem o exame, entre novembro e dezembro. “Este é um exame de prevenção, não é considerado urgente. Em alguns casos conseguimos achar algo no ultrassom, então essa paciente passa a ser prioridade na fila”.
A classificação é feita de acordo com o pedido do médico. Se o profissional encontrou um nódulo, será classificado como amarelo – agendamento imediato. Ela salienta que a maior parte é classificada como azul, por não ser uma emergência, e que o agendamento ocorre em até 30 dias.