Por Thiago Furtado
O vereador Cláudio Eduardo de Souza, o Cláudio do Jornal (PDT), protocolou na Câmara Municipal de Tijucas um projeto de lei que visa o melhor aproveitamento de terrenos baldios no município. O projeto prevê que esses espaços possam ser utilizados para a criação de hortas para cultivo de hortaliças. O projeto segue para análise das comissões do Poder Legislativo e, posteriormente, para votação em plenário.
O objetivo é criar, no ambiente urbano, possibilidades de que a comunidade tenha à sua disposição espaços para cultivo comunitário. Além de promover melhor aproveitamento de terrenos ociosos, o projeto proporciona acesso a alimentos cultivados de maneira orgânica e também o contato com a natureza, muitas vezes dificultado no perímetro urbano das cidades. Como outra vantagem, ainda, está a garantia de limpeza desses espaços, muitas vezes tomados por mato ou lixo, fruto de problemas recorrentes para moradores e Poder Público.
“É comum vermos terrenos produzindo verdadeiros matagais onde proliferam insetos, ratos e outros animais. Essa imagem de abandono, muitas vezes em ruas centrais da cidade, pode ser modificada com a aprovação deste programa e ainda proporcionar as condições para um trabalho de caráter comunitário que pode transformar sensivelmente a realidade dos moradores de Tijucas”, afirma o vereador Cláudio do Jornal.