Os jovens que completam 18 anos em 2024 (nascidos em 2006) têm até o dia 30 de junho para realizar o alistamento militar nas forças armadas. O alistamento é obrigatório para as pessoas do sexo masculino.
O alistamento deve ser feito diretamente pelo Aplicativo ou através do site do Exército. Baixe o aplicativo ou acesse http://www.alistamento.eb.mil.br e ingresse no serviço militar.
O que acontece se você não se alistar:
É normal que os jovens tenham dúvidas quanto ao alistamento militar e não compreendam a importância deste processo obrigatório. O não alistamento acarreta diversos transtornos e acaba por influenciar no dia a dia e no futuro a curto e médio prazo.
Você não conseguirá:
- Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
- Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
- Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
- Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício;
- Inscrever-se em concurso para cargos públicos;
- Exercer qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação e
- Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.
“O alistamento é um documento importante que vai servir até você jovem completar 46 anos de idade. Quem não se alistar até dia 30 de junho estará irregular e pagará uma multa de acordo com o artigo 176/1 da Lei de Serviço Militar”, explica Zenir Caetano, secretária da Junta de Serviço Militar (JSM), número 012 de Tijucas.
A JSM de Tijucas está localizada na Av. Jacob Lameu Tavares, nº 100 – No segundo piso do Terminal Rodoviário Miguel Vieira de Brito. Mais informações pelo telefone (48) 3263-0232.