A gata “Dinha”, também era moradora do asilo que também serve como lar para crianças em Florianópolis, a mesma teve que ser afastada do estabelecimento após uma das cuidadoras notar um comportamento estranho de um dos idosos residentes em relação à gata de estimação da instituição. Sendo que a funcionária flagrou o idoso abusando sexualmente do animal, levando a uma investigação oficial.
Confirmou a ocorrência do crime de zoofilia, pela equipe da Delegacia de Proteção de Animais Domésticos de Florianópolis, após investigação. A gata, Dinha, foi encaminhada para atendimento médico-veterinário e agora está em um local seguro, longe do acusado.
Para casos envolvendo maus-tratos a outros animais, as penas variam de três meses a um ano de prisão, e podem ser aumentadas se o ato resultar na morte do animal. A gravidade da situação reforça a importância de proteger os animais de qualquer forma de abuso.
A legislação brasileira prevê penas severas para esses crimes, variando de dois a cinco anos de prisão, multas e, em alguns casos, proibição da guarda do animal.
As denúncias podem ser feitas de forma anônima, por meio da Delegacia Eletrônica ou pelo telefone 181 garantindo segurança ao denunciante.