A Polícia Federal iniciou uma investigação sobre um suposto vazamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorreu em todo o país no domingo (05), após uma solicitação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Depois que imagens da prova, incluindo o tema da redação, começaram a circular nas redes sociais após o fechamento dos portões às 13h30, mostrando o tema da redação: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. A disseminação dessas imagens gerou preocupações sobre a integridade do exame.
O Inep informou que não pode confirmar se as fotos foram divulgadas antes do início da prova e que é procedimento padrão notificar a PF sobre casos semelhantes. A redação do Enem é a única etapa do exame em que os candidatos podem receber uma nota de mil, uma vez que o restante do teste é avaliado com base na Teoria de Resposta ao Item, que considera o desempenho em relação aos outros candidatos para atribuir uma nota.
As redações são avaliadas por pelo menos dois professores graduados em letras ou linguística de forma independente, sem conhecimento da nota atribuída pelo outro. O Enem é uma das provas de vestibular em que a nota varia de zero a mil, e se um candidato receber nota zero na redação, ele é eliminado.