Durante todo o mês de maio, as ruas e estradas são palco de uma importante campanha: o Maio Amarelo. E para reforçar a conscientização sobre a segurança no trânsito, nesta sexta-feira (12), a Diretoria Municipal de Trânsito e Transportes de Tijucas (Ditran) realizou uma blitz educativa em frente ao refeitório da Cerâmica Portobello.
“O Maio Amarelo é um movimento internacional que tem como objetivo principal chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A cor amarela foi escolhida para simbolizar a atenção e a precaução necessárias nas vias”, comenta o diretor da Ditran de Tijucas, Cláudio Baixo Peixoto.
As blitz de conscientização no Maio Amarelo são uma estratégia fundamental para sensibilizar os condutores e pedestres sobre a importância de respeitar as normas de trânsito e adotar comportamentos seguros.
Por meio dessas ações, a equipe de agentes de trânsito da Ditran, bem como os órgãos responsáveis pela fiscalização em âmbito estadual e federal promovem abordagens educativas, distribuem materiais informativos e dialogam com os cidadãos, ressaltando a necessidade de respeitar a sinalização, usar cinto de segurança, não utilizar o celular ao volante, entre outros comportamentos seguros.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1 milhão de pessoas morrem todos os anos em acidentes de trânsito, e muitas outras ficam com sequelas permanentes.
“Além disso, a conscientização promovida pelo Maio Amarelo também incentiva a solidariedade no trânsito. Ser gentil, respeitar o próximo e oferecer apoio em situações de emergência são atitudes que fazem a diferença e podem salvar vidas”, conclui o diretor Cláudio.
Sobre a ação
A Ditran foi convidada pela CIPA Cerâmica Portobello S/A para fazer esta blitz de conscientização, com simulações de acidentes e com o tema “No trânsito, escolha a vida”.
Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Ditran