Gerente da Unidade Básica de Saúde Jardim Esperança em Itajaí, Caroline Fernandes Flora, salvou a vida de um bebê de apenas 10 dias de idade que se engasgou com leite materno.
A mãe chegou à unidade com a criança desacordada e Caroline realizou a manobra de Heimlich seis vezes antes de o recém-nascido conseguir respirar novamente.
De acordo com a mãe, Fabiola da Silva Monteiro, ela havia alimentado o filho há cerca de 30 minutos e, após colocá-lo para arrotar, deitou-o na cama. Logo percebeu que o bebê estava se engasgando e correu para a unidade mais próxima de casa, onde encontrou a enfermeira Caroline, que prontamente realizou a manobra.
Após a criança voltar a respirar, Caroline levou o bebê para avaliação médica na unidade e, em seguida, ele foi encaminhado para a realização de exames na Unidade de Pronto Atendimento do Centro Integrado de Saúde. O recém-nascido está bem e já está em casa com a mãe, sem nenhuma sequela.
Para Caroline, foi gratificante poder salvar a vida do bebê. “Foi emocionante ver a criança chorar após a sexta vez que realizei a manobra de Heimlich. Fico feliz em ter conseguido ajudar e em ver que tudo deu certo”, conta a enfermeira. A mãe, por sua vez, agradeceu à equipe da unidade pela atenção e cuidado com ela e seu filho desde o início da gestação.