O ônibus escolar da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de Jandaia do Sul, norte do Paraná, foi atingido na lateral por um trem.
As imagens mostram o ônibus avançando na linha férrea. Ao lado direito, há uma placa preta sinalizando aos motoristas que cruzam o trecho: “Pare, olhe e escute”. Do outro lado da rua, o motorista de um carro branco freia para o trem passar.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o veículo transportava 29 pessoas ao todo, sendo 25 crianças, três monitores e o motorista.
Ainda no local do acidente foi constatado o óbito de duas meninas, ambas eram alunas da instituição e foram arremessadas das janelas do ônibus após a batida.
As vítimas mais graves foram levadas para hospitais de Sarandi, Maringá, Londrina, Apucarana e Arapongas.
Somente para o Hospital da Providência, em Apucarana, os socorristas encaminharam oito pessoas, sendo cinco em estado grave.
O motorista do ônibus foi ouvido após o acidente e logo após foi liberado por ter prestado socorro às vítimas, o que está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
“Ele confirmou que não viu o trem se aproximando, e sequer ouviu barulho, mesmo após um carro ter parado do outro lado da rua”, disse o delegado.