Moradores de Tijucas, sofrem com o surto de virose que está atingindo grande parte de Santa Catarina, nesse início de ano.
O Secretário de Saúde do município, Vilson José Porcíncula, o Tem, faz um alerta que crianças, jovens, adultos e idosos estão entre os enfermos e explica que até mesmo médicos e enfermeiros tem se contaminado, o que prejudica ainda mais o atendimento.
Muitas pessoas com sintomas variados como vômitos, diarreia e dores abdominais procuram as unidades de saúde. A causa da virose não é conhecida, mas está ligada com o verão, já que muitos aproveitam os dias de calor para ir para as praias e quando retornam sentem o mal estar.
Em casos leves de virose, os sintomas podem durar até 14 dias e é recomendado a utilização de soro caseiro para manter o organismo bem hidratado.
Para prevenir
Lavar as mãos com frequência ou usar álcool gel, especialmente antes e depois de utilizar o banheiro, trocar fraldas, manipular alimentos, amamentar e tocar em animais;
Beber bastante água filtrada, tratada ou fervida. Não consumir água sem saber a procedência;
Usar máscara em locais fechados;
Higienizar frutas, verduras e legumes adequadamente;
Cozinhar bem os alimentos e evitar o consumo de ovos crus e
Não tomar banho em praias impróprias para banho.
O secretário ainda reforça a falta de profissionais. Ele explica que alguns estão de férias, outros pediram exonerações e até mesmo alguns casos de afastamento por causa da contaminação.
Outras cidades da região, como Florianópolis, Itapema e Bombinhas, estão sofrendo com a situação e decretaram estado crítico devido à grande onda de virose.