samae banner
samae banner
previous arrow
next arrow
DestaqueNotícias

Morador encontra cobra coral no meio da sala de casa em Florianópolis

Uma cobra coral foi encontrada no meio da sala de uma casa por um morador de Florianópolis na quarta-feira (7). A espécie, que é venenosa segundo o biólogo Christian Raboch, foi retirada pelo Corpo de Bombeiros do local.

O animal era filhote e media cerca de 50 centímetros. Conforme o biólogo que trabalha na Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), de nome cientifico Micrurus corallinus a cobra coral-verdadeira é bastante peçonhenta.

Raboch explica que o veneno da serpente é neurotóxico, ou seja, atinge o sistema nervoso da vítima. Ainda assim, acidentes com o animal acontecem em circunstâncias específicas, pois eles não dão bote”.

“Acidentes com elas só acontecem se a pessoa pega na mão ou pisa em cima descalço”, disse o especialista.

O que fazer em caso de picada?

Caso seja picado por uma cobra, não se deve amarrar o local. O torniquete pode aumentar o risco de necrosar o local e resultar até em amputação;

  • não se deve cortar o local, fazer perfurações ou sucção;
  • o local da picada deve ser lavado com água e sabão;
  • a vítima deve ser levada o mais rápido possível ao hospital;
  • é importante tentar identificar a serpente (pode ser por foto, se possível) pois isso facilitará para escolha do soro antiofídico a ser aplicado.

Onde ligar

Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190);

Em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo;

Dúvidas ou orientações sobre procedimentos de primeiros socorros podem ser esclarecidas com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), pelo telefone: 0800 643 5252.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale com a redação!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios