Durante essa semana a carreta “Conhecendo a Amazônia” – um museu itinerante – da bióloga Cristina Portela passará por Tijucas. O veículo equipado com bancos e uma bancada expositora com animais taxidermizados (empalhados) começa o cronograma nesta segunda-feira (20) na Escola de Ensino Fundamental Professora Ondina Maria Dias, no Centro da cidade, e em cada dia estará em um local diferente.
“A ação aborda o tema da Educação Ambiental de forma lúdica, exibindo um numeroso acervo de espécies empalhadas dentro da carreta. O objetivo do projeto é ensinar e sensibilizar os alunos sobre a necessidade de preservação ambiental, promovendo o contato das crianças com a várias espécies de animais nativos do Brasil, muitos deles em extinção”, comenta a secretaria de Educação de Tijucas, Deise Juliana Silveira.
Confira onde o museu vai estar em cada dia:
•Segunda-feira (20): E.E.F. Profª Ondina Maria Dias
•Terça-feira (21): E.E.F. Dep. Walter Vicente Gomes
•Quarta-feira (22): E.E.F. Santa Terezinha
•Quinta-feira (23): Casarão Gallotti (turmas de várias escolas)
•Sexta-feira (24): E.E.F. Mercedes Julia Adão
“Será uma experiência muito interessante para os nossos alunos, pois eles poderão tocar animais que, para alguns, só seria possível conhecer por meio de livros e filmes. Estamos buscando maneiras mais interativas para a educação de nossos alunos”, conclui a coordenadora pedagógica do município, Patrícia Laus de Brito.
Sobre os animais
É importante destacar que nenhum animal foi morto para compor o acervo do museu, todos as espécies em exposição foram mortas direta ou indiretamente pela ação humana. São: vítimas de atropelamento, tráfico de animais, resgate de queimadas, mortes em zoológicos, pesca predatória ou resgatados pela polícia ambiental. Todos os animais foram licenciados pelo IBAMA.
Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Karina Peixoto Silva