Segundo o mapa que monitora dados da Covid-19, todas as regiões de Santa Catarina estão no menor nível de risco para a doença. O mapa foi divulgado pelo governador Carlos Moisés neste sábado (11) e essa é a primeira vez desde o início da pandemia que a matriz de risco indica todas as áreas na cor azul.
Em relação ao mapa da semana anterior, de 04/12, as regiões da Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí, Xanxerê e Extremo Sul Catarinense estavam classificadas com risco alto para a Covid. As demais já estavam no nível moderado e seguem assim neste sábado.
O mapa de risco do governo tem quatro níveis – o moderado (azul), alto (amarelo), grave (laranja) e gravíssimo (vermelho) – e avalia quatro índices: elevação do número de óbitos, transmissibilidade, número de exames processados e capacidade dos hospitais.
Semanalmente, o governo atualiza a situação de cada área do Estado. Com as mudanças das cores e condições, as regiões restringem ou flexibilizam regras de enfrentamento à Covid-19.
Desde o início da pandemia, Santa Catarina registrou 1.237.607 pacientes com teste positivo para Covid-19, dos quais 1.214.385 estão recuperados. O balanço também foi divulgado neste sábado (11). O coronavírus causou 20.083 óbitos no estado até agora.