Uma operação da Polícia Federal (PF) resultou na apreensão de um veículo de luxo em Itapema. O fato ocorreu na manhã desta quinta-feira (18) em um endereço não divulgado. A operação é contra uma organização criminosa que atuava no tráfico internacional de cocaína.
A investigação aponta que o grupo tinha um navio próprio que era usado para transporte internacional de droga. Além do mandado de busca e apreensão em Santa Catarina, a PF cumpriu outros 35 no país. Também foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva, quatro de prisão temporária e sete de interdição de atividade econômica.
As investigações tiveram início em janeiro de 2021. Na época, a PF descobriu a existência de organização criminosa que enviava remessas de cocaína para Europa, principalmente, por embarcações transoceânicas.
Todos os bens apreendidos durante as investigações são estimados em R$ 50 milhões.
A operação foi batizada de “Calvary” em alusão ao cemitério no qual “Don Corleone”, do filme “O Poderoso Chefão I”, foi sepultado. De acordo com a PF, o chefe do grupo era chamado pelos demais de “Don”.
Cerca de 150 policiais federais e oito servidores da Receita Federal participaram da ação. Na operação, foi determinado o sequestro do navio de longo curso que seria utilizado no transporte da droga. A Justiça determinou também a interdição da atividade de uma rede de postos de combustível no estado da Bahia.