Na tarde dessa quarta-feira (3), uma égua foi resgatada por maus-tratos no bairro São João, em Brusque. O resgate ocorreu após uma denúncia de maus-tratos. A equipe chegou no local e constatou as condições em que o animal se encontrava.
O veterinário da Vigilância Sanitária analisou a égua no local e verificou que ela está abaixo do peso e com ferida aberta há alguns dias na pata. O animal não recebia o tratamento adequado para o machucado.
Ela já foi acolhida por uma pessoa que se voluntariou para realizar os cuidados e tratamentos necessários. Posteriormente, a égua será encaminhada a um lar definitivo que já foi escolhido. A ação foi realizada em parceria entre o projeto Cadeia Para Maus-Tratos, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Zoo Botânico.
Foi verificado que os proprietários não possuíam condições de tratar o ferimento. Com isso, foi considerado que eles não tinham condições de manter a égua. Devido a situação em que o animal se encontrava, magreza, machucado e negligência, foi caracterizado o crime de maus-tratos.