Na próxima quarta-feira, 20 de janeiro, Tijucas comemora o Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade.
O Feriado municipal é instituído pela Lei número 2662/2016 e presta homenagem ao Santo que passou a ser cultuado por nosso povo por volta do ano de 1830, segundo o historiador Manoel dos Anjos.
Saiba mais sobre o padroeiro
De acordo com o livro de Manoel dos Anjos, ‘Tijucas – um pouco de sua história’, “pelos anos de 1830-1840 residia em Zimbros um espanhol que teve a primazia de ser o introdutor da imagem de São Sebastião em Tijucas”.
Tratava-se de Sebastião Cazas, que anos depois, transferiu-se para
Tijucas e trouxe com ele a imagem de São Sebastião que passou a ser cultuada pelo povo em sua residência.
“(…) em Tijucas, na casa de Sebastião Cazas, numa rústica construção, à noite, em companhia de alguns moradores, fazia suas orações e pedidos de graças a São Sebastião, santo de sua devoção” (Manoel dos Anjos).
A imagem, no entanto, era pequena e Cazas conseguiu adquirir, com ajuda da comunidade, uma imagem maior, a qual chegou a Tijucas em um dia 20 de janeiro. A imagem veio no barco ‘Prontidão’, de propriedade de Antônio Dias, “avô da saudosa Dona Celina Vieira Peixoto” – diz o escritor.
Ainda segundo o autor, a partir do culto a São Sebastião, foram construídas as primeiras capelas de Tijucas e depois de se transformar em Paróquia e ser elevado de freguesia à Município, Tijucas ganhou sua primeira Igreja Matriz, tendo construção finalizada em 1888. Nela, foi exposta a Imagem de São Sebastião, adotado como Padroeiro do Município.